Papel para desenho: dúvidas ao escolher? Entenda aqui!

Por Robson Almeida 23 de janeiro de 2017

COMPARTILHE:
papel para desenho
Papel para desenho: dúvidas ao escolher? Entenda aqui!
4 (80%) 2 votes

A escolha dos materiais pode ter grande influência na qualidade do seu trabalho. Neste artigo, vamos apresentar dicas sobre o papel para desenho, um dos materiais mais importantes.
O desenhista e professor Charles Laveso, criador do curso virtual de desenhos realistas comenta que o mais importante é eliminar aquilo que esteja dificultando o seu trabalho.

“Em todos eles é possível obter bons resultados. O que muda é a dinâmica de trabalho. Usando um papel mais poroso, você terá que trabalhar com um lápis mais duro. No papel liso, é melhor um lápis macio”, explicou.

Exemplos de papel para desenho

Laveso enumerou alguns papéis que já testou e sua percepção quanto às características de cada um.

“Você vai adaptando o material que você usa de acordo com a qualidade que ele te oferece. Então, o resultado é sempre bom, se você souber trabalhar”, defendeu.

Charles conta que o papel Fabriano 4L é o seu favorito.

“Eu sinto que quando eu passo o lápis, o grafite, e esfumaço com papel higiênico ele rende, ele espalha legal e não fica o traço do lápis aparecendo”, elogiou.

Entre outras opções disponíveis no mercado, o desenhista indica que o papel que mais se aproximou desta característica foi o Lavis Technique, (da marca Canson) ressalvando sua característica acetinada, que o deixa muito liso.
Para quem optar pelo papel Canson Escolar, uma dica é utilizar o verso, que é o lado menos poroso, pois a frente é bem rústica.
Além desses, o Winsor & Newton e o Lana Bristol também são alternativas interessantes para quem deseja aprender a desenhar ou já domina as técnicas avançadas.

Escolha subjetiva

Cada papel para desenho apresenta características próprias, que podem facilitar ou dificultar o trabalho do desenhista.

“É uma questão de adaptação. É como mudar de carro. Você está acostumado a dirigir o mesmo carro, quando pega outro você estranha, mesmo assim consegue dirigir”.

Por Equipe do Blog
Encontre facilmente aqui os materiais recomendados por Charles Laveso

Veja mais no vídeo:

curso de desenho

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.