Teoria das inteligências múltiplas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Rate this post

Seria a habilidade de realizar cálculos ou de falar com desenvoltura as únicas formas de inteligência? A capacidade artística pode ser considerada como um tipo de inteligência?

Nas linhas abaixo, abordarei a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. E a percepção da inteligência, como multifacetada e interligada.

Conteúdo

A teoria das inteligências múltiplas

Gardner afirma que as inteligências funcionam combinadas. Isto é, um alto desempenho em uma determinada área não significa igual desenvolvimento em outras, uma vez que as inteligências se manifestam em diferentes níveis.

As inteligências seriam potenciais biológicos que funcionam juntos para a resolução de problemas. A identificação de áreas deficientes quando somos jovens traria benefícios. E isso se deve pela oportunidade de percebermos e estimularmos essas áreas, para que não aumentem com o passar do tempo.

As inteligências segundo Gardner seriam:

1. Inteligência Linguística

Envolve a manipulação do significado das palavras em seu uso prático e na sensibilidade a suas interações. No convencimento por meio da oratória, capacidade de memorização e explicação. Pessoas que gostam de ouvir, ler, escrever, de jogos com palavras, de poesia, bons oradores que têm facilidade para organizar ideias por escrito.

2. Inteligência Lógico-matemática

Capacidade científica, raciocínio e uso dos números de forma efetiva. Aprecia cálculos, precisão, resolução de problemas, explicações claras e precisas, de experimentações e estruturas lógicas.

3. Inteligência Espacial

Capacidade de perceber com precisão o mundo visuoespacial e realizar transformações sobre essas percepções. Representações gráficas de ideias, facilidade em indicar trajetos, ler gráficos, mapas, plantas e croquis. Apreciam a construção de maquetes e tem facilidade para conceitos de geometria.

4. Inteligência Musical

Capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar as formas musicais. Sensibilidade ao ritmo, tom e timbre de peças musicais. Pessoas abertas ao poder emocional da música. Reconhecem e discutem diferentes estilos musicais. Gostam de cantar ou tocar algum instrumento, percebem a intenção do compositor.

5. Inteligência Corporal-Cinestésica

Uso do corpo para expressar emoção ou realizar um jogo. Envolve coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade, velocidade e percepção tátil. Demonstram habilidade em dramatizações, esportes ou mímicas. Recordam mais algo feito do que algo dito. Ficam aborrecidos quando precisam ficar muito tempo parados.

6. Inteligência Interpessoal

Capacidade de compreender outras pessoas e suas motivações. São os vendedores, políticos, professores, terapeutas e líderes religiosos. Possuem habilidades de comunicação, influenciam opiniões, apreciam atividades em grupo, são cooperativos. Adaptam-se bem a novos ambientes. Mediam e organizam um grupo em torno de uma causa comum.

RIFA DE CENTAVOS - PIX DE 300 REAIS

7. Inteligência Intrapessoal

Inteligência voltada para dentro. Discriminam emoções como modo de entender e orientar seu próprio comportamento. Estabelecem um sistema de valores éticos, trabalham de modo independente. Desejam ser diferentes da tendência geral, têm consciência dos seus limites e possibilidades.

8. Naturalista

Foi adicionada posteriormente. Estaria relacionada a sensibilidade para o meio ambiente. Fazendeiros, jardineiros e paisagistas teriam essa inteligência bem desenvolvida.

 

Outras inteligências

Gardner coloca em discussão a Inteligência Existencial como a capacidade de se situar em relação a elementos da condição humana. Como o significado da vida e experiências profundas.

E a Inteligência Espiritual ou Moral, voltada para condutas éticas e religiosidade. Porém essas habilidades estariam ligadas aos valores culturais em que o indivíduo estivesse inserido. E uma capacidade que não é valorizada em uma sociedade não é considerada como uma inteligência.

Howard Gardner considera que todas as inteligências podem funcionar artisticamente ou não. Por exemplo, quando a linguagem é usada de modo comum não estaria sendo usada de modo estético. Mas quando houvesse o uso de metáforas e valor expressivo, a habilidade seria usada artisticamente.

O pesquisador brasileiro Machado, no entanto, propôs a Inteligência Pictórica como relacionada à capacidade de reproduzir e criar através do desenho, objetos, sentimentos e situações reais ou imaginárias. Responsável pela organização de elementos visuais em harmonia, estabelecendo relações estéticas. Presente em pintores, artistas plásticos, desenhistas, ilustradores e chargistas.

 

A percepção de que existem vários tipos de inteligência confere um sentimento de valorização da individualidade e respeito à pluralidade. A possibilidade de percebermos como cada pessoa interage em prol da sociedade com características que nos tornam únicos e a confiança de que sempre poderemos ampliar o nosso desenvolvimento.

Fonte:

Deixe um comentário