Segredos para um belo fundo desfocado no Desenho Realista

Por Samuel Torres 8 de maio de 2017

COMPARTILHE:
Segredos para um belo fundo desfocado no Desenho Realista
4.7 (93.33%) 3 votes

O desenho realista é baseado em uma fotografia, portanto, quanto mais bela, atraente bem composta e detalhada for a imagem, melhor ficará o desenho. Uma técnica muito usada nas fotografias profissionais é o fundo desfocado.

Esse recurso incrementa a imagem, dando mais profundidade e chamando a atenção ao assunto principal. Tal efeito é obtido por ajustes na lente da câmera.

O fundo desfocado pode ser reproduzido no desenho, trazendo um aspecto mais realista, porém suave, com ilusão de profundidade. Mas, para que se alcance o resultado desejado, é importante tomar alguns cuidados. Se for mal executado poderá ficar manchado, riscado e poroso.

Como fazer esse efeito?

O conceito básico para fazer o efeito de desfoque é o mesmo que se aplica a todo desenho realista baseado em fotografia: não pensar no que se está desenhando, e apenas copiar as formas, manchas e tons que se observa.

Assim, procure não deixar detalhes com contornos nítidos, quase tudo deve ser borrado, esfumado. Então um cuidado essencial é não limitar sombras com linhas ou contornos, mas sempre com degradês suavizando as passagens de um tom para o outro.

Há raras exceções, como no caso do brilho no fundo da imagem acima, onde, por causa da configuração da lente e da câmera o brilho ficou com um formato octogonal e com as bordas nítidas. Essa é uma exceção onde há detalhes definidos em fundos desfocados.

O tipo de papel usado deve ser levado em conta

O tipo de papel é um fator importante também a se considerar. Papéis mais lisos dão um aspecto mais suave e realista ao efeito de fundo desfocado.

Ao usar um papel texturizado, essa textura também estará presente no sombreamento, e ao se tratar de um fundo desfocado, quanto mais liso e suave for o sombreado, mais real tal efeito parecerá.

Mesmo papéis lisos como o Fabriano 4L ou Lana Bristol ambos tem uma leve textura, para evitar que essa textura se destaque é recomendado que se use os lápis bem apontados, e não sombrear diretamente com um lápis mais escuro, mas começar com um lápis mais claro antes, num sombreamento de base.

Sombreamentos de fundo desfocado com textura do papel aparecendo lembra o efeito de ruído em uma fotografia, trazendo um aspecto chamuscado e pouco atraente, quanto mais suave for a foto, mais bela ela se torna, assim também é no desenho realista.

Outras dicas importantes

Evite o contato do dedo em qualquer parte do fundo no desenho, pois ao sombrear, a parte onde houve contato com a mão ou dedo com a folha apresentará manchas.

Use o esfuminho apenas em áreas pequenas, em sombras mais extensas é recomendável que se use o lenço de papel, pois nessas áreas o uso do esfuminho pode deixar manchas indesejáveis.

Esse é outro ponto importante: se ater apenas às manchas e sombras existentes na foto de referência, pois manchas aleatórias causadas pelo mal uso do lápis, borracha ou esfuminho, causará um efeito indesejado de fundo manchado, e não de desfoque.

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.