Tecnologias e o Ensino a Distância

Por Maira Poli 26 de setembro de 2017

COMPARTILHE:
ensino distancia
Tecnologias e o Ensino a Distância
5 (100%) 2 votes

“O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos”. (Kenski, 2003)

Tecnologias são criações feitas pelo homem, desde seu surgimento, motivados pela necessidade e pelo instinto de sobrevivência e desenvolvimento, até a atualidade. O fogo é considerado um dos passos mais importantes na evolução, pois além de proporcionar conforto, possibilitou a criação de outras tecnologias.

Alguns pontos da história impulsionaram a evolução tecnológica, como a revolução agrícola, a revolução industrial e o período da guerra fria. Estes eventos estimularam o desenvolvimento de novas tecnologias para se adaptarem a essas situações.

Assim, a tecnologia pode aumentar a velocidade no seu desenvolvimento de acordo com o homem necessitando obter mais evolução para a sua adaptação ao mundo atual, sendo que a cada dia surgem novas necessidades e é preciso criatividade e estudos para se adaptar a elas.

As inovações na tecnologia foram determinantes para a construção da globalização, último marco da evolução tecnológica na atualidade. Com esse desenvolvimento, a informação abrange quase todo o mundo ao mesmo tempo. É importante dizer que nem todos possuem essa tecnologia e esses recursos deveriam ser de acessibilidade a todos, visando a melhoria da qualidade de vida, no que diz respeito à educação e a saúde, principalmente, evitando também a degradação ao meio ambiente.

Tecnologia e Educação

No tocante à tecnologia e sua evolução, é possível estender o tema a vários pontos e um dos mais importantes, como citado anteriormente, é a educação. Para tal, o livro “Tecnologias e Ensino presencial e a Distância”, Vani M. Kenski, é usado como apoio no desenvolvimento do assunto.

O ensino nas escolas dependia da presença de mestre e aluno. Todavia, não significava interação entre os mesmos. Com o tempo esse contato foi melhorando, transformando o aluno de um agente passivo apenas receptor de informações, para um sujeito ativo que compartilha experiências.

Com o surgimento da internet, uma nova ferramenta de estudos proporcionou o desenvolvimento da educação a distância e essa interação foi ganhando um novo espaço na educação, ampliando horizontes não apenas na mente, mas no espaço e tempo também.

Antes, a educação a distância era realizada por meio de correspondências. Com a evolução tecnológica foram surgindo outros meios como a televisão e mídias de armazenamento, como os DVDs, e só agora a disseminação da internet.

Hoje é possível estudar virtualmente, tendo uma relação mais próxima entre aluno e professor, motivando o aluno à participação e à expressão de suas opiniões, sendo que a participação de todos é indispensável, onde podem contribuir e construir, somando resultados pessoais e em grupo, estimulando o indivíduo a trabalhar o melhor de si, pois conhecerá outros talentos, outras histórias e poderá compartilhar sua própria experiência. Notando, assim, que tanto as suas dificuldades quanto as dos outros, podem ser superadas.

Ainda, partindo do princípio em proteção ao meio ambiente, o Virtual gera menos prejuízo, pois as mídias de armazenamento, como os DVDs, dependem de transportes de entregas e podem ter uma vida útil mais curta, causando poluição ambiental e lixo eletrônico, respectivamente.

Dessa forma, ao associar tecnologia e educação através do acesso Virtual e a distância, novas possibilidades podem acontecer àqueles que não teriam essas chances.

É uma área que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, não ficando atrás do ensino presencial, sem desmerecer um ou outro, ao ponto de cada um ter suas vantagens e desvantagens.

Tanto presencial quanto a distância é importante pesquisar. Busque informações dos responsáveis e alunos do curso que irá adquirir a fim de esclarecer suas dúvidas, entendendo um pouco mais sobre a plataforma de ensino do curso, confirmando se o mesmo se adequa à sua realidade e se trará bons resultados.

Abrindo a mente para novas experiências, comprometendo-se com o ensino e atualizando-se, tanto professor como aluno, é possível acompanhar o ritmo deste advento virtual, que é rápido e mutável, mas possível e rico em oportunidades.

Curso Virtual de Desenhos Realistas, por Charles Laveso

No ano de 2015, iniciou-se o Curso Virtual de Desenhos Realistas desenvolvido por Charles Laveso. Antes, já se trabalhava com vídeos aulas, mas em mídias físicas (DVDs). Todavia, gerava despesas com produtos e logística, havia ainda certa morosidade no tempo de produção e envio.

Com isso, houve a necessidade de trabalhar com algo prático e de fácil acesso a todos, o Virtual, deixando de produzir em definitivo as aulas em DVDs. Com essa evolução tecnológica, pôde-se abranger uma gama muito maior de alunos e de novos contatos.
Com esse método de ensino a distância, já passamos da marca de 2 mil alunos virtuais e estamos constantemente trabalhando para manter equipe e alunos atualizados.

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.