Desenhos realistas de animais: veja trabalhos impressionantes!

Por Samuel Torres 12 de setembro de 2017

COMPARTILHE:
desenhos realistas de animais
Desenhos realistas de animais: veja trabalhos impressionantes!
Avalie este Post

Sim, este é um desenho feito a lápis, acredite! O artista francês David ficou famoso por criar belos desenhos realistas de animais utilizando lápis grafite, no tamanho A3. Neste, ele levou cerca de 60 horas de execução.

É possível notar a relação do ser humano com os animais através de contextos históricos e culturais. Estes eram vistos na antiguidade como seres muito próximos ao homem, sendo incorporados de uma forma natural em suas vivências e representações.

O interesse do ser humano nos animais fez com que estes fossem reproduzidos em forma de arte, observando que as figuras de animais foram o primeiro tema para a pintura rupestre, enquanto seu sangue foi provavelmente a primeira tinta.

Com isso, entende-se que os animais estão relacionados aos homens mais do que costuma-se pensar. Afinal, também somos animais provenientes de linhagens evolutivas ancestrais, partilhamos dos mesmos ecossistemas e necessitamos deles para sobreviver.

Portanto, devemos respeito e admiração a eles, pois a Terra não é propriedade exclusiva ao ser humano, sendo que nossa existência por aqui consiste em menos de 0,01% de sua história. Estamos aqui a cerca de 195 mil anos e os primeiros animais apareceram a cerca de 500 a 600 milhões de anos.

Temática interessante

Em suas diversas reproduções artísticas durante toda a história, é possível conhecer um pouco de cada período através de suas composições, como a inclusão dos animais de estimação nas pinturas.

Grande parte dos artistas se empenham em retratar a humanidade em geral, seus costumes, sentimentos, emoções, dramas e conflitos. Poucos retratam os animais, seus comportamentos e expressões.

Há, porém, artistas que se afeiçoam por eles, reproduzindo-os e trazendo belíssimas imagens que permitem a contemplação tanto da obra de arte em sua técnica, quanto propriamente aos animais retratados, trazendo admiração e reflexão sobre nossas responsabilidades.

Desenhos realistas de animais impressionam pela riqueza de detalhes e fidelidade às expressões e texturas, podendo retratá-los em seus habitats naturais ou até mesmo em nossos lares, no caso dos animais de estimação.

Um desses artistas é o memorável inglês Richard Symonds, que viaja o mundo movido por sua paixão e respeito pelos animais selvagens, conhecido por suas obras de elefantes em tamanho real.

Richard traz uma incrível habilidade de retratar a verdadeira essência de cada animal que pinta. Suas obras são leiloadas e os valores arrecadado são enviados à instituições de caridades.

Técnicas em desenhos realistas de animais

Técnicas variadas são usadas nos desenhos realistas de animais como lápis de cor, lápis grafite, pintura à óleo, entre outras. Além da combinação de técnicas, como se vê no desenho abaixo feito pela artista Karla Mialynne, utilizando lápis de cor e marcadores.

Técnicas que enganam o olhar a primeira vista, confundindo com a própria fotografia, como a do chinês Paul Lung que utiliza apenas lapiseiras e nada mais.

A partir deste ponto, entende-se que obras de artes representando animais pode não ser apenas mais um ponto de vista sobre uma referência e técnica, mas envolve uma relação ancestral e instintiva entre homem e animal, além de admiração e respeito por seres puros e únicos.

O desejo movido por paixão, aliado à prática constante possibilita resultados extremamente belos. Diversas são as técnicas e não há regras para misturá-las, nem há limites sobre o que se pode fazer com materiais simples. A única barreira é o fato de desacreditar ou não se empenhar com máxima dedicação e paciência. Essa última, juntamente com treino e persistência é criadora de caminhos, caminhos que possuem horizontes no infinito.

(Samuel Torres)

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.