Como evitar o isolamento: dicas para quem trabalha sozinho

Por Robson Almeida 21 de julho de 2017

COMPARTILHE:
Como evitar o isolamento: dicas para quem trabalha sozinho
Avalie este Post

Você trabalha fazendo desenhos realistas? Está recebendo mais encomendas? O desenho já se tornou seu principal meio de ganhar a vida? Talvez, nessa fase, perceba que passa longos períodos isolado. Pois, quando se dedica a uma obra, o artista perde a noção do tempo.

E, para alguns, esse nível de introspecção pode ser um pouco assustador. Especialmente quem mora sozinho ou quem antes era acostumado a trabalhar em equipes agitadas.

Mas fique tranquilo, sentir-se só não é uma fraqueza. Todos precisamos de convívio social e alguns percebem essa ausência mais intensamente.

Para não cair na solidão, existem estratégias simples e bem eficazes que vão ajudá-lo. Leia até o fim e confira!

O que está acontecendo?

Desenhistas costumam se orgulhar de trabalhos bem executados, isso é bem natural. Mas nem sempre a auto-estima é valorizada da mesma forma.

Grandes gênios do mundo artístico realizaram obras marcantes ao mesmo tempo em que enfrentaram dramas na vida pessoal. É o caso do pintor Vincent Van Gogh, que era depressivo e tinha alucinações.

Por isso, sentir-se bem consigo mesmo é importante.. Veja alguns conselhos para manter uma rotina saudável.

Integre uma comunidade

Procure se relacionar com outros desenhistas na internet. Compartilhe referências e promova encontros ao vivo.

Faça cursos para aprimorar suas técnicas de desenho e se relacionar com pessoas que têm interesses em comum.

Divulgue seu trabalho

Interaja mais com seus clientes e admiradores, sempre esteja à disposição para esclarecer dúvidas, contar mais sobre o universo do desenho, seu processo criativo e os materiais utilizados.

Exponha desenhos que já realizou, tenha uma pasta de portfólio e também uma galeria de trabalhos na internet. Você pode organizar seu próprio site ou utilizar redes sociais como o Instagram ou Facebook.

Aproveite a flexibilidade

Ao mesmo tempo em que não convive mais com equipes, quem trabalha em casa tem maior flexibilidade para dar atenção à família. Participar mais da rotina dos filhos e da organização da casa pode trazer ganhos para o relacionamento.

Por outro lado, isso não pode se confundir com disponibilidade em tempo integral. É importante estabelecer limites para que se mantenha produtivo.

Mantenha uma rotina saudável

A saúde do corpo também interfere no equilíbrio da mente. Por isso, é importante incluir na sua rotina atividades ao ar livre, esportes coletivos , dança, musculação, natação, enfim, escolha a modalidade que melhor atende seu perfil.

O importante é combater o sedentarismo.

Enfim, esteja aberto para conviver

O ser humano precisa de convívio social e ter isso em mente se torna ainda mais importante quando desenvolve um trabalho autoral e mais introspectivo. Desenhistas profissionais podem se beneficiar de ótimos relacionamentos.

E os alunos do Curso de Desenhos Realistas do professor Charles Laveso participam de uma comunidade vibrante, focada na cooperação mútua e troca de experiências.

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.