Checklist: 4 etapas para um desenho realista impressionante!

Por Robson Almeida 1 de novembro de 2017

COMPARTILHE:
arte-de-desenhar
Checklist: 4 etapas para um desenho realista impressionante!
5 (100%) 2 votes

Sabe quando você era criança? Naquela idade, era capaz de desenhar pessoas com traços simples e um círculo no lugar da cabeça. É bem provável que aquela satisfação ao fazer rabiscos descompromissados tenha se perdido no tempo.

E talvez esse nível maior de cobrança o levou a ter medo de desenhar. Afinal, hoje se tornou mais exigente quando pensa em desenho. Certamente você admira desenhos realistas, que mais parecem fotografias em 3D.

Então precisa perceber que para se tornar capaz de fazer os desenhos que admira, falta apenas encontrar o caminho certo. O que falta é alguém que esteja do seu lado, dando dicas simples e mostrando o que fazer naquela hora em que a coisa trava.

Mas fique tranquilo, pois agora você tem em mãos um checklist completo para fazer desenhos realistas impressionantes.

Porém, antes você precisa saber…

Neste artigo, você vai encontrar uma proposta de aprendizado passo a passo, com uma lista para conferir em cada etapa. Mas para que você perceba a real importância dessa metodologia, antes precisa conhecer melhor a trajetória do desenhista e professor Charles Laveso.

Ele se dedica profissionalmente ao desenho realista há mais de 20 anos, só que desde muito novo já gostava de desenhar. O que mudou então? Qual a diferença entre alguém que aprecia belos desenhos e um profissional?

No começo, assim como a maioria dos desenhistas iniciantes, Charles reproduzia no papel os personagens da televisão, do cinema e das revistas em quadrinhos. Até o dia em que conheceu um artista que fazia desenhos realistas e passou a visitá-lo com frequência para acompanhar seu trabalho e aprender.

É na observação que desenhistas iniciantes podem assimilar as técnicas avançadas, perceber o estilo de trabalho e os materiais utilizados por artistas profissionais.

Então confira a seguir as 4 etapas indispensáveis:

1 – Aprendendo a traçar o esboço

Quando as pessoas admiram desenhos realistas, ficam impressionadas com o seu preenchimento. A riqueza de detalhes nas texturas, o sombreamento que dá volume.

Mas o que nem todos reparam é que o desenho realista precisa ter proporções rigorosamente corretas. Uma diferença no traço pode causar distorções irreversíveis, que comprometem de maneira grave o resultado final.

Assim, nenhum preenchimento (por melhor que seja) pode compensar o erro.

Uma das formas de fazer o decalque com precisão é utilizando uma mesa de luz. Esse mecanismo permite que a imagem atravesse o papel e possa ser reproduzida com precisão.

Mas um desenhista também precisa aprender a traçar o esboço por si, utilizando a técnica das linhas diretrizes.

Identifique pontos-chave de uma imagem, como o centro do olho, onde começa e termina o nariz, a distância e posição correta de cada elemento no rosto.

Então use uma segunda folha para marcar esses pontos e depois transplantar para a superfície onde o trabalho será executado.

2 – Técnica de luz e sombra

A composição das imagens em nossa mente só é possível pela interpretação que o cérebro faz da luz que entra pelos olhos. No desenho, luz e sombra também exercem papel fundamental, dando volume e veracidade.

Quando você realiza desenhos em escala de cinza, utilizando papel e lápis grafite, a luz é a falta de preenchimento. Por outro lado, enquanto mais intensa a pigmentação no papel, mais acentuada é a sombra.

Essa diferença de graduação pode ser obtida pela escala de lápis, cuja mina central é composta pela mistura de argila e grafite. Nessa composição, a dureza varia conforme a quantidade de cada elemento.

Na escala criada por Lothar Faber, com base numa ideia simples, enquanto menos argila, maior é a dureza e mais claro o risco.

Daí, ele classifica conforme a dureza (Hard) e tonalidade (Black), em 14 variações: 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B

Fonte de luz

Para que o desenho tenha a ilusão de realidade tridimensional, é preciso definir claramente a fonte de luz. A partir dela, aumentará a intensidade do preenchimento, até chegar ao escuro completo na área de sombra.

Então precisa haver coerência na oposição entre luz e sombra, para que o desenho tenha veracidade.

3 – Desenvolvendo a percepção

Analisando de perto um desenho realista, você vai notar que os poros da pele, linhas de expressão, manchas e outros detalhes são extremamente fiéis. São nuances presentes no mundo real, que passam despercebidos do olhar comum.

Sendo assim, para fazer um desenho realista, antes é preciso começar a perceber que a beleza está nas imperfeições.

Cada ser vivo tem detalhes que o tornam único. E a magia do desenho realista está na veracidade com a qual representa essas peculiaridades. Por isso, é comum levar horas, dias ou até semanas em um trabalho.

4 – Desenhar como um profissional

Observe atentamente um desenhista profissional. Vai perceber sua tranquilidade em trabalhar cada pedaço da superfície, não deixando escapar detalhe algum.

Retomando, aqui você aprendeu que a proporção exata com a realidade é indispensável em um desenho. E como traçar linhas diretrizes com base nos pontos que delimitam os elementos mais importantes.

Em seguida, viu que luz e sombra dão volume e autenticidade ao desenho.

Também foi alertado sobre os mínimos detalhes que fazem enorme diferença no resultado final.

Só que para acelerar o seu aprendizado, ainda falta a oportunidade de acompanhar o processo na prática, detalhadamente, com explicações pontuais de cada etapa.

E você não precisa sair na rua procurando um talentoso desenhista profissional para ter acesso a essa experiência.

Se quer aprender de verdade, agora você está de frente para a porta certa e com a chave na mão para abri-la!

Explore o universo mágico do desenho

Para você enxergar de forma clara e simples, pegue um lápis e tente fazer uma linha reta de 15 centímetros.

Se depois de tentar, percebeu que ela ficou torta ou não tem o tamanho certo, sem problemas. Pode tentar mais uma vez.

Agora imagine ter uma régua para guiar o traço do lápis. Percebeu a importância de uma vídeo aula completa preparada especialmente por Charles Laveso para acelerar seu aprendizado?

Nela, o desenhista profissional com mais de 20 anos de experiência vai mostrar na prática cada etapa de um desenho realista impressionante. Direcionado da forma certa, você vai se tornar capaz de fazer sozinho o seu próprio desenho!

Você ainda vai ter acesso liberado para assistir quantas vezes desejar, podendo repetir uma parte específica que não compreendeu na primeira vez, já que todos os passos para desenhar são demonstrados e explicados em detalhes.

Só que você não terá qualquer risco confirmando agora seu acesso à vídeo aula exclusiva. E sabe porque? O valor que você vai investir está 100% garantido por 15 dias.

Então pode conferir esse material completo e detalhado, que vai te ajudar a superar dificuldades específicas e remover qualquer obstáculo em seu aprendizado.

E, se por qualquer razão, achar que a aula não é pra você e comprove que não aplicou nossas técnicas, basta mandar um e-mail para ter 100% do dinheiro de volta.

Percebe que é uma solução completa, como se o próprio Charles estivesse do seu lado te ensinando a desenhar? E sem qualquer risco de se arrepender?

Você vai pagar somente R$ 29,90 no cartão de crédito ou boleto bancário. A transação é processada em ambiente seguro, na plataforma Hotmart.

Então clique aqui para saber mais a respeito, sem compromisso.

 

COMPARTILHE:
Entre para a nossa lista VIP.